quinta-feira, 30 de junho de 2011

Teste de Finkelstein

O teste serve para detectar doença de Dequervain (que é uma tendinite crônica comum nos tendões dos músculos abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar).
O teste consiste em uma flexão de cotovelo, paciente coloca o polegar na palma da mão e fecha com força, fisioterapeuta segura com uma das mãos o braço do paciente na região ulnar para dar estabilidade e com a outra mão faz o desvio ulnar com a mão do paciente fechada. O teste é positivo caso o paciente sinta dor na região do processo estilóide do rádio.
Segue vídeo para auxílio:

2 comentários:

  1. Muito legal o vídeo para demonstração, mas o fisioterapeuta estabiliza a região radial e não ulnar como está escrito no texto, está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpe a demora para responder!!! Então o fisio poderá estabilizar tanto apenas apoiando na região ulnar, como apoiando na região radial, porém eu acredito que o teste fica mais fidedigno se vc apoiar apenas na região ulnar pq assim vc dará uma maior opção de amplitude de movimento!!! Essa é a minha opinião!!! Espero ter ajudado!!! Abraços

      Excluir